O que acontece quando o motorista atinge 20 pontos na carteira

O trânsito é regido por leis bastante específicas criadas para garantir o bom funcionamento do trânsito e segurança para motoristas, passageiros e pedestres. Quando deixa de cumprir com essas leis, o motorista fica sujeito a receber aplicação de pontos em sua carteira, referentes as infrações cometidas.

O número máximo de pontos que se pode ter na carteira é de 20 pontos, mas o que será que acontece quando essa pontuação é atingida?

Em primeiro lugar, é preciso entender que as infrações de trânsito são divididas em categoria, sendo elas de teor leve, médio, grave gravíssimo.

Cada uma dessas infrações pode gerar uma pontuação diferente para a carteira. E nem todos os motoristas sabem como cada categoria é aplicada.

É importante entender como a distribuição de pontos na careteira funciona para evitar que você atinja o número máximo permitido e acabe sofrendo as consequências por parte do Detran.

Infrações leves e médias

Vamos começar falando das infrações leves e médias. Essas são mais comuns, de teor mais brando mas que mesmo assim, podem render punição para o infrator. Há a possibilidade do motorista recorrer a cobrança de multas efetuadas a partir dessas infrações, desde que ele não tenha sido autuado pela mesma situação em um período de doze meses.

As situações rendem a partir de 3 pontos na carteira e são referentes a: dirigir de maneira desatenciosa ou perigosa no trânsito, estacionar de maneira afastada do meio-fio, parar o carro na faixa de pedestres, entre outros.

Infrações graves e gravíssimas

Nestes tipos de infração, é mais difícil o motorista conseuir os recursos para anular as cobranças. As multas aplicadas também são mais caras e os pontos na carteira são a partir de 7.

Uma das situações mais comuns, como indica o IPVA SPé ser autuado com o licenciamento do veículo atrasado por não cumprimento de impostos obrigatórios para os proprietários de veículos.

Pontuação máxima na carteira

Vale lembrar que mesmo quando as infrações são leves e médias, o acumulo delas pode rendar uma baita dor de cabeça para o motorista.

Quando atinge a pontuação máxima de pontos na carteira, o infrator tem a sua licença suspensa e dependendo da situação pode até perder o direito de dirigir.

Além disso, ainda há a cobrança de multas que devem ser cumpridas dentro do prazo. Do contrário, poderão render um grande acréscimo de juros e até a apreensão do veículo para situações excepcionais.

FONTE: https://ipva2020.pro.br/ipva-2020/

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *