Entenda o que faz um engenheiro ambiental

A engenharia é uma área muito ampla que se divide em algumas categorias. Uma delas é a engenharia ambiental, área que tem ficado cada vez mais popular no mercado de trabalho. Mas o que faz este profissional? Se está pensando em fazer um curso de engenharia, leia o texto a seguir e entenda a atuação deste profissional.

O que faz um engenheiro ambiental?

O engenheiro ambiental precisa estar presente em uma construção, pois dispõe de muitas responsabilidades. Será este profissional encarregado de avaliar e promover a proteção do ambiente e da vida humana.

Será o engenheiro ambiental que irá propor a melhor solução para o descarte correto de material, tratamento da água, controle da poluição dor, entre outros. A função deste cargo é de elaborar os projetos mais funcionais.

O engenheiro ambiental pode ser responsável, tanto na teoria como na prática, por avaliação e elaboração dos sistemas de abastecimento de água e tratamento de esgoto. No geral, pode exercer seu cargo nas áreas de saneamento ambiental.

Onde pode atuar?

A possibilidade de atuação do engenheiro ambiental é muito amplo. Ele pode trabalhar no setor industrial das empresas, assim também como em consultoria em ambientes diferentes. Além disso, também pode atuar em instituições e ONGs, assim como para instituições privadas e públicas.

Sua atuação vai desde o projetar os sistemas a participar da evolução dos projetos em seu ambiente de trabalho. Geralmente, este profissional exerce suas funções em equipe para que possam aprovar o melhor projeto com as melhores soluções.

Quanto recebe?

A engenharia ambiental tem sido uma área muito procurada para quem está começando uma formação. A remuneração para o profissional da área pode variar muito de um estado para o outro.

O maior registro salarial para o engenheiro ambiental formado está presente em Santa Catarina, chegando a ser superior a R$ 6 mil. A média para o cargo no país é de R$4 mil.

Como se tornar um engenheiro ambiental?

Para se tornar um engenheiro ambiental, é necessário cursar uma formação a nível superior. Existem diversas instituições com boa avaliação pelo MEC  que oferecem bolsas de estudo para você. É possível começar a estudar com bolsa de estudo integral ou parcial através do Prouni.

O curso também é ofertado no ensino público e para garantir a sua vaga, é preciso participar do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), para inscrever a sua nota no Sisu. Para garantir a sua vaga, você deve possuir nota superior a nota de corte do curso de engenharia ambiental.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *